Bistrô da Poesia
Deguste... poesia é o alimento da alma!!!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


Concordância verbal com percentagem 

                                                                            (Hélio Consolaro* ) 

As eleições municipais (para vereadores e prefeitos) de 2006 estão aí, muitas frases serão ditas e escritas sobre o assunto. Na apuração dos votos, alguns erros comumente são cometidos por jornalistas, narradores, publicitários e políticos.
Por exemplo: "Já foi apurado 73,45% das urnas". O erro é de concordância verbal, pois o verbo está conjugado na terceira pessoa do singular enquanto o seu sujeito está na terceira pessoa do plural: "73,45% das urnas". Eis o sujeito, representado por número percentual acompanhado de substantivo preposicionado. Quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar com o número percentual (73,45) quanto com o substantivo preposicionado (urnas). A frase adequada aos padrões cultos da língua portuguesa poderia, então, ser estruturada de duas maneiras:

"Já foram apurados 73,45% das urnas."

"Já foram apuradas 73,45% das urnas."

Outros exemplos:

43% da população votaram em Lula ou 43% da população votou em Lula.

1% dos brasileiros optou pelo candidato José Maria ou 1% dos brasileiros optaram pelo candidato José Maria.

Se o número percentual estiver acompanhado de elemento restritivo (artigo, pronome adjetivo) ou de mais de, menos de, perto de, a concordância se dará apenas com o número percentual. Veja outros exemplos:

Esses 43% da população provavelmente votarão novamente em Lula.

O 1% dos brasileiros simpatizantes de José Maria provavelmente é contra FHC.

Mais de 40% da população brasileira votaram em Lula.

Essas são as regras. Há gramáticos que, para facilitar o uso do verbo nessas situações, pregam que a tendência é concordar somente com o substantivo, mesmo no caso dos restritivos.

*Hélio Consolaro é professor de Português, cronista diário da Folha da Região - Araçatuba -SP, presidente da Academia Araçatubense de Letras e coordenador do site Por Trás das Letras.

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/
Hélio Consolaro
Enviado por Akasha De Lioncourt em 31/08/2006
Alterado em 01/10/2012
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar Autoria e Link para a Obra Original). Você não pode criar obras derivadas.


Comentários