Bistrô da Poesia
Deguste... poesia é o alimento da alma!!!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
06/11/2007 10h47
Liderança na gestão pública - Por Clairton Quintela

Liderança na gestão pública

Por Clairton Quintela

 

 
O mundo vem passando por inúmeras transformações. Essa parece ser umas das frases mais comuns nas conversas, palestras e nos círculos acadêmicos. Mudanças nós sempre tivemos, mas o que é diferente agora é justamente a velocidade com que as inovações acontecem. O cenário é amplo, mas é possível verificar alguns contornos, como a formação de mega mercados, avanço tecnológico, valorização do conhecimento como elemento impulsionador do desenvolvimento pessoal e organizacional, relativização dos estados nacionais, reencantamento do mundo trazendo de volta crenças e simbologias vividas na idade média. Um ponto importante a ser considerado é que esse conjunto de mudanças está impactando praticamente todas as áreas da sociedade e as pessoas e as organizações são chamadas para uma tarefa de redesenho, de atualização para um novo tempo, para novos paradigmas. A maioria das atividades profissionais estão sendo repensadas e como conseqüência os cursos universitários também recebem uma demanda que pede maior dinamismo caracterizado pela capacidade de resposta rápida ao contexto de mundo em constante transformação. 
A globalização provocou uma demanda de busca da qualidade, que hoje não se restringe ao setor privado. Uma das discussões mais atuais nos circuitos acadêmicos é justamente a questão da nova gestão pública. Hoje já não existe espaço para o exercício da governança desprovido de um referencial de busca da qualidade. O setor público tem que cumprir a tarefa de desenvolver de forma excelente o seu papel encontrando o seu próprio modelo de qualidade, com características próprias, não necessariamente copiando o modelo da iniciativa privada. É possível ter uma gestão governamental moderna, dinâmica, empreendedora, tecnologicamente avançada, transparente, competente. Em diferentes partes do mundo casos confirmam que a mudança não é uma utopia. 
É neste sentido que se explica a formação de um novo perfil de gestor público. A tendência hoje é a formação de gerentes de cidade. A política é fundamental, mas os projetos só acontecem quando por trás dos projetos políticos está uma equipe de executivos competentes, habilitados, com capacidade de ver estrategicamente os desafios, com habilidade para assessorar os governantes eleitos pelo povo. Hoje já está ultrapassado o paradigma de que o prefeito eleito tem que ser o administrador da cidade. Na realidade cabe a ele a liderança do projeto e a capacidade de formar uma equipe de executivos competentes, sensíveis aos aspectos políticos que envolvem o gerenciamento da coisa pública. 
O caminho então é a formação de profissionais atualizados, dinâmicos, empreendedores, com facilidade de comunicação, habilidades de liderança, sensibilidade social, capacidade de articulação, objetividade em perceber pontos básicos das questões propostas, enfim, um profissional aberto ao novo, disposto a estar sempre aprendendo. Para atingir esse objetivo que é a formação de um profissional com esse conjunto de características, precisamos buscar um maior dinamismo no currículo do cursos universitários, diversificação de atividades proporcionando o contato dos alunos com o mercado, com a realidade das instituições públicas, situações de enriquecimento da aprendizagem, através de palestras e visitas técnicas de alto nível. Mas ao mesmo tempo precisamos continuar enriquecendo a estrutura de ensino e aprendizagem do setor público, através de universidades corporativas públicas voltadas para a formação de quadros especializados que contribuam para a mudança de paradigmas e consigam dar o salto quântico para esse novo momento. É importante perceber que precisamos criar o novo já, pois do contrário o novo cria-se por si só. Em outras palavras, se não damos os passos que devem ser dados, as demandas naturais impostas pelo mundo globalizado, acabarão por atropelar o nosso esforço e a energia empreendida que refletem nossa boa vontade, mas que se apresentam absolutamente fora de foco. Pensem sobre esses pontos!

----------------------------------------------------------------
SOBRE O AUTOR:

 
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Especialização em Planejamento e Prática do Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia. Especialização em Comunicação Social pela Universidade São Francisco/ SP. Especialização em Administração pelo Centro Universitário São Camilo / SP. Mestrado em Artes pela Universidade Federal da Bahia – UFBA/BA. Mestrado em Gestão Universitária pelo Centro Universitário São Camilo / SP. Diploma de Estudos Avançados em Administração (DEA) pela Universidad Complutense de Madrid. Cursando Doutorado em Administração pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Faculdade Helio Rocha na disciplina Metodologia da Pesquisa, Orientação Monográfica, Evolução das idéias políticas, sociais e antropológicas.
 
Site: www.clairton.com.br

    
 
Retirado do site: http://www.bomlider.com.br/artigos_ver.php?tp=8&cod=192
Publicado por Akasha De Lioncourt
em 06/11/2007 às 10h47